EXPERIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS







SUBPROJETO PEDAGOGIA- UNOESC-SÃO MIGUEL DO OESTE-SC
ESCOLA MUNICIPAL  DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATTÍLIO LUIZ CALZA
SÃO MIGUEL DO OESTE - SC
COORDENADORA DO SUBPROJETO PEDAGOGIA: GIOVANA MARIA DI DOMENICO DA SILVA
SUPERVISORA: CELOÍ T. VICHROSKI
BOLSISTAS : ANA PAULA OSWALD E GABRIELA DILKIN
TURMAS: 2º ANO E    4º ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL



A experiência é um método de ensino que permite aos educandos uma compreensão mais abrangente do estudo que está sendo realizado, oferecendo condições de criarem hipóteses e verificarem se estas realmente são verdadeiras.
Nesta atividade o objetivo das professoras e pibidianas foi permitir o contato das crianças com a ciência, despertando as indagações, questionamentos e criação de hipóteses nas ações, fazendo com que elas compreendam que o mundo não é organizado em verdades absolutas e sim sobre hipóteses e mudanças contínuas.
Devemos ensinar a criança a pensar e refletir sobre as questões do mundo, de modo que ele mesmo possa construir sua ideia acerca de determinado assunto. É aí, que a escola tem um papel fundamental, pois a escola ideal deve ser pensada como uma instituição na qual exista um encorajamento da curiosidade da criança, despertando nela diferentes formas de ver a ciência. (GADÉIA; DORN; S/A; p. 116)
A atividade foi realizada na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Attílio Luiz Calza com alunos de 2º ano e 4º ano. O conteúdo em foco na sala de aula era a água, seus usos e o ciclo. As experiências realizadas foram: a construção de um filtro de água e demonstração de como a água das chuvas pode causar a erosão do solo. Primeiramente fizemos uma investigação dos materiais necessários e de quem poderia trazer. Os educandos se mostraram muito interessados para realizar as experiências, e verdadeiros cientistas, colaboraram desde trazer materiais, ao recolhimento e organização do espaço da sala para os trabalhos em grupo.
 
 Os materiais que utilizamos foram: a) Para o filtro: embalagens PET de refrigerante, algodão, areia, terra, pedras de vários tamanhos e folhas.  Cortamos uma das embalagens ao meio, sendo que naquela que estava a ponta do litro colocamos um pouco de algodão, as pedras menores, depois as maiores e em cima a areia. Então colocamos esta parte em cima da outra que cortamos. Em outra embalagem colocamos água, terra e folhas.   Seguimos derramando a água suja sobre a outra parte. As crianças ficaram encantadas em perceber como a água saia limpa. Então a professora explicou sobre a ação dos materiais que faziam parte do filtro.






 b) Para a demonstração da erosão do solo pela água das chuvas: usamos uma bandeja de isopor, uma forma, terra e uma embalagem PET de refrigerante com água. Os grupos iniciaram colocando a bandeja de isopor sobre a forma. Na bandeja de isopor colocaram a terra em forma de montanha. Derramaram a água do litro sobre a terra (como se fosse a chuva). Ficaram surpresos em perceber o que acontecia. Com perguntas feitas pela professora, os próprios alunos concluíram porque acontecia a erosão.



O uso de experiências para ensino/compreensão de determinados assuntos permite a criança a reformulação do pensamento e conhecimento que ela possui sobre o tema. Com a participação das crianças na realização das experiências a autonomia é trabalhada e, também, os conteúdos, de forma mais significativa e prática, facilitando a compreensão.
As experiências abriram espaço para mais discussões sobre o conteúdo, na qual as crianças expuseram suas opiniões e conclusões.




REFERÊNCIAS:
GADÉIA, Sirlley Jackelline Silva; DORN, Rejane Cristina. Alfabetização Científica: Pensando na Aprendizagem de Ciências nas Séries Iniciais através de Atividades Experimentais. S/A. Disponível em: http://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID136/v6_n1_a2011.pdf Acesso dia: 19/07/2016

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