DANÇA NA ESCOLA



E.M.E.I.E.F JUSCELINO KUBITSCHECK DE OLIVEIRA
COORDENADORA SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA (São Miguel do Oeste): ANDRÉA JAQUELINE PRATES RIBEIRO 
SUPERVISORA DE EDUCAÇAO FISICA: SIRLEI MARTINS FERRASSO
BOLSISTAS: GISELE ARENT SUZIN, TAYLAINE BENCKE, PATRICIA SEIBEL, PAULA MATTOS, DAIANE ALTENHOFEN.
PROFESSORA COLABORADORA: PRISCILA LORENZETTI.


A Escola Municipal Juscelino Kubitscheck de Oliveira, vem desenvolvendo desde o ano de 2013, sob a coordenação da professora de Educação Física Sirlei Martins Ferrasso, o Projeto DANÇA NA ESCOLA. Este tem por objetivos proporcionar o desenvolvimento da motricidade, da criatividade, da expressão corporal, bem como, promover a integração entre os educandos dos variados níveis escolares e auxiliá-los no processo de ensino e aprendizagem através da linguagem da dança.
Atualmente o projeto vem se desenvolvendo, nas terças e quintas feiras após o término das aulas do período vespertino e aos sábados pela manhã. Sempre coordenado pela professora Sirlei, e auxiliado pela professora de Artes da escola, Priscila Lorenzetti e pelas Bolsistas do PIBID.
Desde o início do Programa, e escola vem se destacando em diversos eventos de dança da região, pois é notório o talento dos educandos envolvidos no projeto, bem como a qualidade das coreografias, dos figurinos e do trabalho em equipe. Este projeto conta com a colaboração de toda a equipe pedagógica da escola, assim como a equipe do PIBID (bolsistas, coordenadora de área e coordenadora institucional). Também é contemplado com os recursos do programa  mais educação.
Durante este ano, além de focarmos em todos os objetivos já mencionados, direcionamos atenção especial para a participação do maior festival de dança escolar do nosso país, o Dança Catarina. Este festival está em sua 16ª edição e conta com excelentes profissionais na área da dança.
A escola participou da etapa microrregional ocorrida em 23 de outubro de 2015, com três grupos e dois casais de dança, totalizando 36 alunos envolvidos. Conquistamos nesta primeira etapa cinco prêmios, sendo eles:
- Primeiro lugar na categoria mirim estilo livre, com a coreografia denominada “O Casaco”, onde contamos com 16 alunos-bailarinos, sendo estes bicampeões da etapa microrregional, pois os mesmos já haviam conquistado este primeiro lugar no ano de 2014.  
- Segundo lugar na Categoria Infantil Dança Estilo Livre, com a coreografia denominada “O Sapo da Sorte”, onde contamos com 9 alunos-bailarinos, ressaltando também, que estes no ano de 2014 conquistaram o terceiro lugar na mesma categoria.
Os figurinos destas duas coreografias foram confeccionados com recursos recebidos do PIBID. 
- Primeiro lugar na Categoria Infantil Dança Popular ou Folclórica, com a coreografia denominada “As Sevillanas”, onde contamos com 6 alunas-bailarinas.
-  Primeiro e Segundo na Categoria Infantil Dança de Salão, onde contamos com 4 alunos-bailarinos, que dançaram ao som de 4 estilos diferentes da dança de salão, sendo eles : Valsa, Vaneira, Samba e Forró.
A coreografia “As Sevillanas” e o casal que conquistou o primeiro lugar na dança de salão irão ao final do mês de novembro de 2015, participar da etapa regional e final do Dança Catarina, podendo assim conquistar mais prêmios.
Além da participação no Festival Dança Catarina, a escola fez a abertura da Semana das Licenciaturas da UNOESC, no dia 19 de outubro de 2015, com as coreografias “O Casaco” e o “Sapo da Sorte”.
No dia 30 de outubro de 2015, a escola  participou do 1º Festival Regional de Danças de Campo Êre. Lá conquistou mais quatro prêmios, sendo eles:
- Primeiro lugar na categoria anos iniciais com a coreografia O CASACO;
- Segundo lugar na categoria anos finais com a coreografia AS SEVILLANAS;
-Terceiro lugar na categoria anos finais com a coreografia O SAPO DA SORTE;
- Primeiro lugar coreógrafo destaque, pela coreografia O CASACO.
Todas estas conquistas são fruto de muito trabalho, de muito amor e muita dedicação à escola, aos educandos, à dança, e à profissão professor.
O brilho de alegria no olhar dos educandos que conquistaram todos estes prêmios é o nosso maior presente, nossa maior recompensa, não há enfim prêmio maior que este: ver nosso educando feliz e cheio de boas intenções para o seu futuro.
Desta forma, toda a equipe envolvida ainda está em festa, com seus corações cheios de gratidão a todos aqueles que contribuíram para este sucesso.

“TU QUE MOVES O MUNDO, AGORA MOVES TAMBÉM A MIM. TU QUE ME TOCAS PROFUNDAMENTE E ME ELEVAS ALTO A TI. EU DANÇO A CANÇÃO DO SILÊNCIO, SEGUINDO UMA MÚSICA CÓSMICA. E COLOCO MEU PÉ AO LONGO DAS BEIRAS DO CÉU. EU SINTO COMO TEU SORRISO ME FAZ FELIZ!
(A CANÇÃO DO BAILARINO – BERNHARD WOSIEN)









Nenhum comentário:

Postar um comentário